sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Os 10 principais fundamentos de Mahatma Gandhi por um Mundo Melhor.

 Gandhi é uma das figuras históricas mais reconhecidas como pacifista Mahatma Gandhi (do  Sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do Santyagraha (princípio da não-agressão, forma Não Violência não-violência de protesto) como um meio de revolução. 
O princípio do Salyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King Jr e Nelson Mandela.



 Ainda que não se fale muito de suas idéias como grande pensador que foi. Algumas de suas grandes idéias e fundamentos para mudar o mundo são as seguintes:




1.    Muda-te a ti mesmo - "Se você quer mudar ao mundo, antes de tudo comece você esta mudança para o Bem".

2.    Tu tens o controle - "Ninguém pode fazer mal a você sem a sua permissão".

3.    Perdoa e deixa-o ir - "O débil nunca sabe perdoar. O perdão é atributos de fortes. Olho por olho e todos acabaremos cegos".

4.    Sem ação não vais a nenhuma parte - "Um pouco de ação vale mais que várias toneladas de discurso".

5.    Preocupa-te com o agora - "Não se ocupe com o futuro. Viva o presente. Deus não nos deu nenhum controle sobre o amanhã".

6.    Todos somos humanos - Considere-se um simples indivíduo capaz de equivocar-se como qualquer outro mortal. Mas “tenha, no entanto, a suficiente humildade para reconhecer seus erros e refazer seus passos”.

7.    Persistir, esta é a chave - "primeiro te ignoram, depois debocham, depois brigam contigo, depois... você vence".

8.    Vê o que as pessoas têm de bom e ajude-as - "O homem se torna grande e promissor tanto quanto trabalha para e com seus semelhantes".

9.    Seja conseqüente, seja autêntico, seja verdadeiro - "Felicidade é quando aquilo que pensa, que diz e o que faz está em harmonia".

10.  Continua crescendo e evolua - "O desenvolvimento constante é lei da vida, e o homem que sempre tenta manter seus dogmas para parecer consistente se arrasta para uma falsa posição".

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como estabelecer objetivos e metas de emagrecimento Técnica SMART



Início de ano ou toda segunda-feira alguém inicia uma dieta. Se você já não fez isso, é bem provável que faça algum dia. No entanto, entra ano, sai ano, a segunda-feira chega e vai embora e os objetivos não são concretizados, nem sempre dá certo, e ficamos com a “cara” da frustração, minando nossa autoconfiança.
Sabe por que isso acontece na maioria das vezes? Simplesmente por falta de um objetivo claro em mente, assim como comprometimento e estabelecimento de pequenas metas de acordo com o objetivo. Sem isso ficamos à deriva, com grandes chances de fracassarmos.
As pessoas se motivam ao eleger um dia, que tem uma “energia especial” ou que representa na nossa cabeça o início de algo, no entanto, esquecem que para que possamos alcançar um objetivo é necessário muito planejamento prévio, senão a chance de dar certo é mínima. Outro fato muito importante é pensar que tudo o que você deseja precisa ser feito hoje, no presente. Então o dia de começar uma dieta se você decidiu emagrecer é na sua próxima refeição!
Uma técnica interessante para os estabelecimento de metas claras é o método SMART.
Veja algumas perguntas que você pode fazer no método SMART para estabelecer seus objetivos:
O que você deseja precisa ser
“SMART”
O que você deve se perguntar e responder para estabelecer claramente o que você deseja:
S = eSpecífico em processos e recursos
Qual é o seu objetivo geral? Ex. Eu quero emagrecer 5 quilos em 3 meses.
M = Mensurável através de dados objetivos
Como saberei que emagreci? Com que frequência irei me pesar? Farei isso no nutricionista ou em casa também? Onde anotarei meus resultados?
A = Atingível por poderem ser realizadas
Quantos quilos quero emagrecer? A quem eu posso pedir ajuda? Como posso me ajudar?
R = Relevante sob o seu ponto de vista
Por que emagrecer é importante para mim? Quais as vantagens que tenho em emagrecer? O que eu ganho?
T = Tempo específico com prazo
Em quanto tempo pretendo emagrecer X Kg? Defina data de início e fim.

Ou seja, se o seu desejo é emagrecer você pode definir mais especificamente assim, por exemplo:

Emagrecer 5Kg no período entre 30/09/2015 a 30/12/2015 com reeducação alimentar e atividade física.

O objetivo é aquilo que você quer bem descrito. As metas são o passo-a-passo para o seu objetivo ser atingido, tudo o que é necessário ser feito.

Alguns exemplos de metas para este objetivo:
 Ligar para marcar um nutricionista no dia 01/10/2015;
Ir ao nutricionista;
Ir ao laboratório fazer os exames solicitados no dia 03/10/2015;
Pesquisar academias para iniciar atividade física 3x na semana;
Realizar a matrícula na academia;
Fazer a lista de compras da semana;
Ir ao supermercado toda segunda-feira para comprar os alimentos da semana;
Preparar previamente os vegetais na geladeira;
Separar os lanches da semana;
Remarcar nutricionista para avaliar resultados para o dia 30/11/2015;
 Etc.

Liste tudo, de forma bem objetiva o passo-a-passo para que você tenha um plano bem traçado.

Boa Sorte!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Beber Refrigerante faz mal

Beber refrigerante faz mal à saúde porque o refrigerante tem componentes que enfraquecem os ossos, cabelos, unhas e dentes. Além disso, o refrigerante tem muito açúcar que facilita o ganho de peso e contribui para o aparecimento da diabetes. Outro componente encontrado nos refrigerantes é o sal, que favorece a retenção de líquidos, leva ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas.

 

Os refrigerantes são bebidas artificiais ricas em açúcar, corantes e sódio, sem valor nutricional, que devem ser evitados especialmente pelas crianças porque elas estão em fase de crescimento e necessitam de uma alimentação rica em vitaminas e mineral, presente, por exemplo, nos sucos de frutas.
Os refrigerantes podem causar obesidade infantil porque têm muitas calorias e açúcares que favorecem o acúmulo de gorduras no corpo e o aumento de peso. Uma lata de refrigerante tem cerca de 139 calorias e 35 g de açúcar, o que corresponde a 5 pacotes de açúcar, um exagero para as crianças.

        5 motivos para não dar refrigerante para o seu filho podem ser:
  1. Estragar os dentes e aumentar o risco de cáries porque tem muito açúcar;
  2. Aumentar o risco de desenvolver diabetes e obesidade porque tem calorias e açúcares;
  3. Aumentar a flatulência e desconforto abdominal por ter gases;
  4. Provocar insônia quando tem cafeína, como os refrigerantes como coca-cola, pepsi, guaraná e chá gelados, como ice tea;
  5. Aumentar o cansaço e a irritabilidade por ter substâncias químicas, como corantes e adoçantes, que impedem a correta absorção das vitaminas e minerais.

Como substituir os refrigerantes

Para substituir os refrigerantes pode-se oferecer a criança água com um pouquinho de limão, chá gelado, água de coco e sucos de frutas. A melhor estratégia é não ter refrigerantes em casa, nem pedir refrigerante quando for comer fora.
Quando a criança diz que não gosta de suco de fruta, os pais podem tornar a apresentação do suco mais interessante colocando um canudinho colorido, pedacinhos de frutas congeladas e inicialmente adicionar açúcar e ir diminuindo sua quantidade aos poucos.

Os sabores que as crianças mais gostam, geralmente, são os sucos de laranja, manga e de morango, mas não existem restrições e pode-se inclusive misturar sabores. O suco de laranja com manga, por exemplo, é delicioso e cheio de vitaminas.

Em seis anos, brasileiros diminuem consumo de refrigerante em 20%

Segundo o ministério da saúde, os Brasileiros estão Bebendo menos refrigerante, em seis anos o consumo de refrigerante diminuiu cerca de 20%. A notícia é boa, mas precisamos melhorar e fazer a opção mais saudava. O que o refrigerante tem de gostoso tem também de perigoso. Um estudo realizado em Boston, nos EUA, apontou que o consumo de bebidas açucaradas mata aproximadamente 185 mil pessoas por ano.
Quem bebe refrigerante todos os dias aumentam 20% o risco de ter um infarto e tem a probabilidade duas vezes maior de desenvolver a diabete tipo 2. Ainda pode afetar vario órgãos, causado osteoporose, doenças cardiovasculares, cárie, gastrite, insônia, pressão alta, envelhecimento precoce e infertilidade. Isso sem falar nos malhe associados à obesidade. Isso se torna, mas preocupante porque maioria das crianças tem habito de consumir refrigerante, temos que incentivar nossos filhos a consumir, mas suco natural e água.


Alguns refrigerantes têm cafeína, cujo consumo, durante a gravidez, não pode ultrapassar 200mg por dia. Na amamentação, não é saudável ingeri a bebida. Se você gosta Muito de refrigerante, modere. Tente substituir aos poucos. E tenha uma vida mais saudável.          

domingo, 12 de julho de 2015

Corre Emagrece, Define o Corpo e Proporciona Muitos outros Benefícios!


Se você deseja perder peso, corre é um exercício aeróbico capaz de proporcionar excelentes resultados. Correr emagrece e proporciona muitos outros benefícios para a saúde.
Correr emagrece e também ajuda a definir o corpo.

A corrida é um exercício simples e muito barato. Para começar você só precisa de um bom par de roupas leves e uma garrafinha de água.
Esse exercício proporciona um grande gasto calórico. Para você ter uma idéia, em apenas 30 minutos de corrida você consegue perder até 600 calorias.
Durante a corrida você movimenta diversos grupos musculares, isso gera uma grande demanda por energia. Logo no início da corrida, os músculos começam a se adaptar ao aumento brusco do gasto de energia. Com a continuidade do exercício, eles precisam de mais energia para conseguir manter o ritmo. Inicialmente, eles buscam essa energia no sangue, depois, recorrem às reservas de glicogênio.
O glicogênio é um excelente fornecedor de energia, porém, ele logo se esgota, o que obriga o corpo a buscar energia nas reservas de gordura. Assim, a gordura é derretida, e se transforma em energia para os músculos. Então, quanto mais tempo durar a corrida, mais gordura você perde. Se você aumentar o ritmo, a queima de gordura aumenta ainda mais.
Além de favorecer a queima de gordura, a corrida também ajuda a definir o corpo.
A corrida é um exercício aeróbico que reduz a flacidez, diminui a porcentagem de gordura corporal e melhora consideravelmente o tônus muscular. Isso ajuda a eliminar aquelas gordurinhas indesejadas que costumam ficar alojadas na barriga, coxas e bumbum. Esse efeito deixa o corpo muito mais definido e bonito.

 

Como utilizar a corrida para emagrecer.


Existem duas formas de utilizar a corrida para perder peso mais rápido:

·         Corridas curtas e rápidas – esse tipo de corrida é excelente para acelera o metabolismo. Gerando um grande gasto de gordura e, consequentemente, um emagrecimento mais rápido.
·         Corridas constantes e longas, com velocidade lenta a moderada – esse tipo de corrida melhora muito o condicionamento físico, e proporciona um emagrecimento gradativo.

 

Outros benefícios da corrida.               

 

     Corre emagrece, mas, além disso, esse exercício proporciona vários outros benefícios para a sua saúde.

.

Fortalece os ossos


A corrida é um exercício que aumenta a resistência dos ossos. Mas você deve ter cuidado, pois durante a corrida suas articulações recebem muitos impactos, portanto, utilize um calçado adequado, e procure orientação médica antes de iniciar os treinos.

 

Deixa o coração mais forte

Correr pelo menos 3 vezes por semana ajuda a manter o seu coração sempre forte.
A corrida melhora a aptidão cardiorrespiratória, e ajuda a controlar o nível de lipídios no sangue. Isso reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

 

Deixa você mais feliz

Durante a corrida o cérebro libera mais dopamina e serotonina. Esses dois neurotransmissores aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Portanto, correr é uma excelente estratégia para diminuir o estresse e os sintomas da TPM.

 

Aumenta o metabolismo

A corrida estimula a secreção dos hormônios T3 e T4. Esses hormônios são os responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo. É por isso que a corrida é excelente para quem deseja ter controle do metabolismo e um aumento da eficácia do gasto energético.


 Principais Recomendações para os Corredores:

Realizar os alongamentos dos principais grupos musculares antes e após os treinamentos;
Não convém usar roupa excessiva ou plásticos. Este procedimento somente acelera o processo de desidratação;
A roupa deve ser leve e permitir uma boa aceração do corpo, principalmente no verão. Utilize uma camiseta e um calção. Em dias ensolarados deve-se usar o protetor solar e um boné. As roupas geralmente devem ser de algodão e de cores claras para facilitar a troca de calor com o meio ambiente;
Deve-se escolher um tênis que possua um bom sistema de amortecimento e também uma base larga para evitar torções nos calcanhares;
O uso de meias também protegerá contra assaduras e bolhas. Em geral, um par de tênis dura no mínimo 700 a 800 Km e no máximo 1200 Km, aproximadamente. Entretanto, após os primeiros 500 ou 600 Km a maioria terá perdido uma parte importante da sua capacidade de amortecimento;
Algumas pessoas podem perder de 1 a 2 litros de suor por hora. A hidratação antes de uma corrida é muito importante para o seu desempenho. Deve-se ingerir entre 200 a 300 ml de água ou uma solução isotônica entre 20 a 30 minutos antes da corrida.
Durante a corrida, o ideal é ingerir entre 100 a 200 ml de líquido a cada 20 a 25 minutos, dependendo do calor e da umidade relativa do ar ambiente. É necessário ressaltar que a assimilação dos líquidos possui um limite de 600 ml por 50 minutos, ou seja, não adianta ingerir uma quantidade maior durante a corrida, pois o organismo não absorverá este excesso.
Além da ingestão hídrica imediata, é necessário ingerir uma certa quantidade de carboidratos, tais como algumas frutas (banana, maçã, melão e melancia são algumas das recomendadas);


 

 

Conclusão

Correr emagrece e proporcionam vários outros benefícios, no entanto, além de praticar esse exercício pelo menos 3 vezes por semana, é importante que você não descuide da alimentação.

Evite o consumo de alimentos industrializados, e dê preferência aos alimentos integrais e orgânicos.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Exercícios Melhoram a Imunidade e Reduz o Estresse.




 
Exercícios Melhoram a Imunidade e Reduz o Estresse.

Todos Sabem que atividade física traz benefícios para o corpo, além de promover a sociabilização e combater o estresse. Pesquisa realizada por Reury Frank Bacuraru em 2001, do Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciência Biomédica da Universidade de São Paulo, constatou mais um benefício dos exercícios: a atividade, quando praticada com moderação, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, enquanto o treino intenso e prolongado pode enfraquecê-lo.
Um estudo ainda mais antigo, de 1993, do Departamento Médico da Tufts University School Medicine, Boston, (USA, reforça essa idéia de proteção.
“Quando a atividade física é praticada com moderação, ou seja, ao menos 3 vezes por semana, com duração de 30 a 40 minutos e acompanhada por um profissional, pode fortalecer e melhorar o sistema imunológico, isso porque o esporte contribui para o aumento do número de glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo.
“Essa prática é fundamental no caso de doenças crônicas como o diabete, mellitus, e ainda diminui o risco de outras, como a gripe”, diz dra. Rebeca Boltes Cecatto, fisiatra do Einstein. Isso ocorre porque durante o esporte, o organismo libera substâncias como a endorfina, o cortisol e a insulina, que fazem bem ao sistema imunológico.
Além disso, após a prática do exercício de intensidade moderada, ocorre um aumento no número de células do sistema imune ativas no sangue, conhecidas como células NK (do inglês, natural killers). Elas são responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo.
Redução do Estresse.
Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução de estresse faz com que o organismo se fortaleça e não fique mais suscetível a diversas doenças.
“A diminuição do estresse está ligada à concentração durante a atividade e da liberação de endorfinas. Nesse caso, proteção não é específica do sistema imunológico e sim do corpo de forma geral”, enfatiza dr. Sérgio Wey, infectologista do Einstein.
Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse.
Tipos de Exercícios
É importante deixar claro, entretanto, que não existe um tipo de exercício Especifico para fortalecer o sistema imunológico. “Tanto exercícios aeróbicos, que incluem caminhadas e ciclismo, quanto anaeróbicos, caso da musculação, podem auxiliar. Mas isso só ocorre quando feitos com regularidade e de maneira moderada”